quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Áudio de Whatsapp

Eu tenho medo e trauma de audios... já ouvi áudios sangrentos, que as palavras venenosas escorriam pela tela do Whatsapp.  E como não há nada ruim que não possa ficar pior, eu ouvi de novo e de novo. As palavras ferindo a cada play. Ao contrário das palavras faladas na vida real, que ferem uma vez e depois só fica a memória auditiva daquele soco ouvido, as palavras mal ditas no áudio se repetem ad infinitum. Até que se clique em "deletar". Apagar. Escolher não ouvir mais.

Já ouvi áudios complicados com  1 minuto, 2 minutos... que eu preferia que a pessoa tivesse desenhado pra mim ao invés de gravar áudio.  Na verdade, a regra devia ser- passou de 1 minuto o áudio, liga pra pessoa e conversa.  

Já ouvi áudios deliciosos também.  Dos sobrinhos, dos aluninhos, com aquela voz doce de criança.  Áudios que vinham com a risada da amiga que a distância da pandemia não me permitia ver pessoalmente mais. Quis guardar essas risadas e essas vozes numa caixinha, no coração. Ouvi vezes e mais vezes, sorrindo com a possibilidade de eternizar aquela risada e aquele "eu te amo".

Ultimamente tenho estado mais aberta a áudios longos, de mensagens, meditações, a bíblia narrada... separo um tempo e ouço como momento terapêutico.  Ou boto pra tocar como trilha sonora da vida, enquanto faço atividades do cotidiano, como preparar aulas ou tomar café da manhã.  

Geralmente entendo áudios como mensagem secreta. Cato um fone de ouvido e ouço.  Mas já ouvi muito áudio alheio nessa vida sem querer.  No ônibus, na sala de professores, nas filas... e já vi muita gente gravando audio e achei que estavam conversando comigo. 

Minha mãe descobriu o áudio do Whatsapp recentemente. Grava e bota pra tocar. Todo mundo acha estranha sua voz no áudio a princípio.  Mas é assim que a nossa voz ressoa pros outros . A nossa própria voz que ouvimos é a que vem de dentro, da combinação do som nas cordas vocais passando por dentro dos nossos ouvidos e é por isso talvez que ela pareça tão estranha quando colocada pra fora e gravada e reproduzida num áudio.  Mas é a nossa voz. E ninguém pode tirar ou calar nossa voz.

Prefiro letras na tela do que áudios.  Mas sigo recebendo áudios e palpitando a cada áudio recebido.  São tantas emoções num áudio de Whatsapp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shalom 🕊️